O que é comer bem?

Alimentar o corpo de forma inteligente. Porque começar agora? Entenda o significado de uma boa alimentação.

Lais

1/14/20263 min read

poached egg with vegetables and tomatoes on blue plate
poached egg with vegetables and tomatoes on blue plate

Comer bem é muito mais do que “matar a fome”: é alimentar o corpo de forma inteligente, garantindo energia hoje e proteção para o futuro, especialmente para um envelhecimento mais saudável.

Aproveitando o gancho da recente mudança que aconteceu na base alimentar nos Estados unidos – leia em: https://trajetorianutri.com/piramidealimentar – vamos entender o que realmente é uma boa alimentação, e porque ela é tão importante em nosso dia a dia.

O que é comer bem?

Comer bem significa basear a alimentação em alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, legumes, verduras, grãos integrais, feijão, ovos, castanhas e preparações caseiras.

​Esse padrão oferece fibras, vitaminas, minerais e compostos bioativos que ajudam a regular o intestino, o colesterol, a glicemia e a inflamação do corpo.

Princípios de uma alimentação saudável

  • Priorizar variedade de cores no prato, combinando vegetais,

    fontes de carboidrato integral e proteínas de boa qualidade.

  • Usar óleos em pequenas quantidades, preferindo gorduras

    não saturadas (como azeite), no lugar de gorduras sólidas

    e frituras frequentes.

  • Evitar ultraprocessados, como refrigerantes, biscoitos recheados,

    salgadinhos e produtos prontos, ricos em açúcar, sódio e aditivos.

  • Ingestão de boas gorduras, como oleaginosas (amêndoas, castanha-de-caju, castanha-do-pará, gergelim, girassol, chia, linhaça).

Hábitos que atrapalham uma boa alimentação

Quando falamos em comer bem, também precisamos olhar para os hábitos que sabotam esse cuidado. Pular refeições com frequência, “beliscar” o dia inteiro e usar alimentos industrializados como baseada rotina – por serem rápidos ou baratos – pode desregular sinais de fome e saciedade e favorecer o ganho de peso. O consumo exagerado de bebidas açucaradas, álcool em excesso e o hábito de comer sempre distraído, em frente à TV, computador ou ao celular, dificultam a percepção do quanto realmente se come. No dia a dia, noites mal dormidas, pouco movimento e o uso constante de delivery também contribuem para escolhas menos saudáveis. Ajustar esses comportamentos é tão importante quanto escolher bons alimentos.

Comer bem e saúde do corpo

Uma alimentação equilibrada contribui para manter o peso adequado, fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares. Nutrientes como proteínas de qualidade, fibras, vitaminas antioxidantes (A, C, E) e minerais como cálcio, zinco e selênio são fundamentais para músculos, ossos, pele, cérebro e defesa do organismo.​

Importância ao longo da vida e na velhice

Ao longo dos anos, comer bem ajuda a preservar massa muscular, força e autonomia, reduzindo o risco de sarcopenia (perda progressiva de massa muscular), quedas e perda de independência na velhice. Em idosos, uma dieta rica em alimentos frescos está associada a melhor função cognitiva, menor risco de depressão, melhor qualidade do sono e mais disposição para as atividades diárias.​

Por que começar agora?

Estabelecer rotinas alimentares saudáveis ainda na juventude ou na vida adulta facilita manter esses hábitos quando o corpo fica mais exigente com o passar dos anos. Quanto mais cedo se constrói um padrão alimentar baseado em “comida de verdade”, menor a tendência da exposição acumulada a ultraprocessados e maior a chance de envelhecer com qualidade de vida.

Mas não se engane, ajustar sua alimentação, mesmo em idades mais avançadas, também traz inúmeros benefícios para a saúde e dia a dia. Mudanças positivas na dieta podem melhorar o controle de doenças já existentes, voltar a regular o intestino e fortalecer o sistema imunológico.

Apesar da importância de se preocupar com a alimentação o quanto antes, não exclui também começar depois, cuidar bem do corpo e do que come, não é “coisa de jovem”, é uma ferramenta poderosa para ganhar mais qualidade de vida e bem estar em qualquer fase.

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia Alimentar para a População Brasileira. 2. ed. Brasília: MS, 2014. Disponível em: https://www.gov.br/saude. Acesso em: 14 jan. 2026

sliced apples and bananas on white surface
sliced apples and bananas on white surface
A delicious breakfast plate with toast, egg, and bacon
A delicious breakfast plate with toast, egg, and bacon